Então é natal, e o que você fez? | Resumão de novembro e dezembro

Dois meses em um resumão significa que eu estava pedindo socorro nos últimos tempos. Foi tanta coisa que eu só vivi e depois tirei um tempo ...

Dois meses em um resumão significa que eu estava pedindo socorro nos últimos tempos. Foi tanta coisa que eu só vivi e depois tirei um tempo para processar tudo e finalmente escrever sobre. Aos estudantes de plantão, fim de ano também é fim de semestre e sempre é um salve-se quem puder, e olhando agora, acho que consegui me salvar sim. Consegui entregar os trabalhos no prazo, tenho me sentido insegura com a pesquisa, mas é aquilo né, vai com insegurança mesmo. E no meio disso tudo eu tentei finalizar as leituras em andamento de 2025, assisti muitas coisas legais, viajei, dormi, cuidei de gatos e aqui estou, escrevendo sobre os últimos meses do ano e pensando no ano que vai começar. São tantas metas, desejos, sonhos, compromissos... Por onde começar?

Na área dos estudos, será um ano de encerramentos. Acredita que a especialização já está acabando? E o mestrado também! Passou muito rápido, mas essa reta final é uma grande parte da coisa, significa de finalmente vou me dedicar mais intensamente na parte de pesquisa, gerando ao menos a escrita de um artigo e uma dissertação. Ou seja, será mais um ano com resumões que passam por essas vivências. 

No quesito leituras, eu definitivamente não vou fazer tantos desafios, percebi que não estou dando conta e tenho ficado frustrada, por isso vou focar nos desafios a longo prazo e nada específico para o ano de 2026. Nada de desafio de A a Z, nada de grupo de leitura, nada de desafios extras, apenas o  30 antes dos 30  lendo a Bahia  e a minha meta de ler todos os romances do Machado de Assis e da Clarice Lispector. O que não é pouca coisa, diga-se de passagem, mas é bem menos do que toda a loucura que tentei fazer em 2025. Estou empolgada para fazer as páginas de 2026 no caderno de leitura, e com certeza vou trazer algo sobre isso para o blog.

Entre as metas pessoais, muitas coisas estão sendo planejadas, quero fazer algumas mudanças e ter mais organização com minha criação de conteúdo. É fato que eu só faço isso por diversão, gosto muito de escrever, fotografar, editar e às vezes até gravar. Mas quando eu digo que estou nesse universo de criação de conteúdo, sinto que eu deveria ter mais compromisso e constância. Só que ao entrar nesse caminho, eu começo a me questionar sobre resultados e o tal do "dar certo", e então a diversão vai sendo diluída por uma cobrança e aos poucos eu vou desistindo de algo que gosto de fazer devido à pressão que criei. Para 2026 eu quero muito manter o blog ativo, tentar manter a constância de uma publicação toda segunda-feira, e passar menos tempo nas redes sociais. Quero escrever mais resenhas, compartilhar mais pensamentos através de textos por aqui e exercer essa criatividade fora das redes sociais. Eu percebi que hoje em dia a relação com a internet e o estar online se reduz a estar nas redes sociais, e quem viveu numa época onde existia internet, mas não existiam redes sociais, lembra que o espaço virtual é muito mais do que um algoritmo que influencia muito o dia a dia.

Estou empolgada com o ano que vai começar, e estou contente com tudo que tem acontecido em 2025. Foi um ano desafiador, com novidades e conquistas que mais uma vez me mostraram que sou capaz de muita coisa. Aprendi muitas coisas novas, dediquei meu tempo a pessoas queridas e coisas que me fazem bem. Li bons livros, conheci lugares novos, aprendi novas receitas, fui a shows incríveis, me respeitei e respeitei meus limites, estive alinhada com as coisas que acredito e não me arrependo de muita coisa. Foi um bom ano.

Leia Também

0 comments

Sinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop