A solidão ou a auto suficiência | Apartamento 330

O que faz a solidão e a auto suficiência serem diferentes? Estão separadas por uma linha tênue, que confunde, que bagunça o interior. A s...


O que faz a solidão e a auto suficiência serem diferentes? Estão separadas por uma linha tênue, que confunde, que bagunça o interior. A solidão é complexa, por vezes é avassaladora e fria. Quando não temos outra opção, o estar só é triste. A solidão também pode ser acolhedora e libertadora quando não é imposta por situações como a auto sabotagem que nos distancia das pessoas e banaliza a companhia delas.

Muitas vezes a solidão imposta nos faz crer que é o que queremos, o estar sozinho fica envolto de uma ideia falsa de querer estar sozinho. Talvez um mecanismo de defesa? Mas no fundo é notável a vontade de não querer estar nessa situação. Mas se fazer de forte sempre parece ser o correto, né?

A auto confiança é a independência, é a liberdade de escolher estar só e saber desfrutar da própria companhia com um filme, uma tarde no shopping, um sorvete na praia, um vinho em casa. Mas auto confiança é também escolher estar com outras pessoas e não existe necessariamente uma frequência ideal para esse tipo de coisa, a espontaneidade guia esse tipo de decisão. É se conhecer intimamente e aceitar que existe a necessidade de ter uma boa companhia, tanto quanto existe a necessidade de estar só. Sem se magoar por ter se isolado para outras pessoas, e sem se esquecer e não se reconhecer mais como um indivíduo, se metendo em uma situação de dependência emocional.

O exercício da auto reflexão é necessário para entender em qual situação se encaixa. Entender sua zona de conforto social, como você se sente em ambas as situações e abraçar seus sentimentos. A mudança fica por conta sua.


Leia Também

1 comentários

  1. Olha quem deu o ar da graça, Srta Vaneza! <3 Esse texto foi daqueles que me acertam como uma fecha, fiquei refletindo minha situação por uns minutos e percebi que preciso me auto-conhecer melhor, embora saiba bem o que é lidar com a solidão, sério. Espero que volte a estar presente por aqui, amo seus textos! Beijoo

    ResponderExcluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3