Vida de vestibulando

Imagem retirada do site fael.edu.br      Terminar o ensino médio já é um baita desafio para algumas pessoas e no fim do ensino médio, vo...


Imagem retirada do site fael.edu.br
     Terminar o ensino médio já é um baita desafio para algumas pessoas e no fim do ensino médio, você só venceu mais uma batalha, a próxima se chama vestibular. Não só o ENEM, mas os vestibulares das faculdades federais, estaduais e particulares, mas afinal,  qual é mesmo o curso que  eu quero fazer?

     Se você leu esse primeiro paragrafo e se identificou, segura a minha mão pois estamos no mesmo barco e vamos fazer de tudo para não deixa ele afundar. Por mais pressão que exista,  é importante manter a calma, essa frase já virou um mantra para mim.

    Faltam três meses para o ENEM e você está preparado? Agora as maratonas serão de longas vídeo aulas, textos e notícias sobre atualidades e claro, não podemos esquecer da redação né? E como eu sei que tem muita gente querendo umas dicas maneiras de como estudar, vou tentar ajudar trazendo dicas de como organizo meu tempo e quais sites e aplicativos costumo usar.

1 Cronograma da felicidade
Sim meus amigos, felicidade, afinal, se organizar direitinho todo mundo faz tudo, inclusive assistir aquela série marota no Netflix. Quando organizei o meu cronograma, comecei analisando as minhas necessidades de estudo, montei uma tática de como fazer a prova. Reservei mais tempo para estudar assuntos que não sei ou não lembro e os assuntos que eu tenho uma boa base, apenas faço uma revisão. Lembre-se de reservar um tempo para o lazer, acredite, você não vai querer surtar.

2 Faça revesamento entre vídeo aulas e livros
Vídeo aulas são ótimas, mas cada professor tem uma forma de ensinar, muitas vezes você tem uma base do assunto mas o professor acaba confundindo tudo e no fim você nem sabe quanto é dois mais dois. Alguns livros são tão exemplificados e simples! Por exemplo, eu prefiro estudar biologia pelo livro, vídeo aulas e macetes acabam me atrapalhando.

3 Youtube/Vídeos
Existem vários canais maravilhosos sobre vários assuntos e você não precisa gastar nada ou quase nada.

Canal do Professor Jubilut - Biologia
Canal Descomplica - Vários temas
Vestibulândia - Vários temas

4 Aplicativos 
Gratuitos e você pode estudar até no banheiro!

História do Brasil - Um app com textos bastante resumidos sobre o Brasil, desde o período colonial, passando pela monarquia e a república, e só para completar, ainda conta com um quiz!

Estudapp - Vários aplicativos gratuitos, cada um com as seguintes matérias: História, Geografia, Português, Química, Matemática e Física. Pratique de forma divertida e competitiva, o aplicativo disponibiliza partidas online entre outros estudantes, assim você pode testar os seus conhecimentos e ficar de olho na concorrência.

AppProva Enem e Vestibulares - Responta provas antigas do ENEM! Tem forma melhor de treinar do que respondendo provas anteriores?

5 Blogs
Info ENEM - Receba no seu e-mail conteúdos e dicas sobre o ENEM de forma gratuita e rápida!
Desconversa - Todo mundo conhece o Descomplica, mas você sabia que no blog deles, tem muito conteúdo bom e gratuito?

Postagem longa mas cheia de conteúdo para fazer uma boa prova! Vamos começar? Afinal, antes tarde do que nunca!

Leia Também

4 comentários

  1. Ótimas as suas dicas para o pessoal do vestibular, linda!
    Quando eu estudava tinha em mente que organização é tudo mesmo!!
    Eu era apaixonada por dormir e me programava para estudar e poder cochilar durante o dia hehehehehe.
    Sou tão velhinha que na minha época não tinham aulas grátis no YouTube :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, hoje em dia é muito fácil ter acesso a todo tipo de conteúdo, é só ter força de vontade e determinação!

      Excluir
  2. ADOREI! <3 Eu to no terceiro ano e realmente, todas as dicas que você deu são muito válidas! <3

    Beijo!

    Cami.


    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Eu acho que o principal mesmo, é o aluno se conscientizar da situação e das dificuldades, focar no que realmente importa é lembrar que o ensino médio não dura pra sempre kkkk

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3